FAÇA PARTE DA MAIOR ASSOCIAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO DESIGN DE NOTÍCIAS

CANAL DE COMUNICACIÓN DE LOS DISEÑADORES DE NOTICIAS

ARGENTINA BOLIVIA BRASIL CHILE COLOMBIA ECUADOR PARAGUAY PERÚ URUGUAY VENEZUELA

MIRADAS (7) Estado de Minas, Belo Horizonte, Brasil


SND Latina apresenta mais um grande vencedor do concurso The Best of Newspaper Design. O projeto gráfico do Estado de Minas completa três anos de circulação. Depois de dois projetos idealizados por consultores de fora da Redação– Mario Garcia, em 1995, e Chico Amaral, em 2000 –, o novo trabalho foi feito pelo editor de arte, Álvaro Duarte, e pelo subeditor Júlio Moreira, com o apoio do editor de arte do Correio Braziliense, João Bosco Almeida. Álvaro Duarte envia páginas que mereceram o destaque da entidade nos últimos anos. O jornal mineiro já conquistou 26 prêmios na SND, desde 1999. No último concurso, foram seis. Duarte explica detalhes do novo visual, inclusive, o fato de os leitores participarem da escolha das letras para o texto das páginas do Estado de Minas.





















"Diferentemente das últimas duas versões, o novo projeto veio junto com uma profunda reforma editorial no jornal, “o que facilita a criação, já que você dá forma a coisas novas ao mesmo tempo. Quando temos que dar uma nova cara a um jornal, sem que ele tenha uma nova proposta editorial, fica mais difícil porque somente a embalagem muda.


A resistência da Redação é maior nesses casos, porque eles têm que fazer a mesma coisa de uma forma diferente. Quando você trabalha lado a lado com novas regras editoriais, todos passam a remar na mesma direção. Tudo passa a ser novidade”.



As principais características do jornal são uma marcante hierarquização das matérias (são no máximo três assuntos por página), apostas gráficas nos principais temas de cada editoria, liberdade de criação nas capas dos suplementos (são 21 cadernos, sendo três diários) e produção de projetos diferenciados para reportagens especiais.

Nós damos liberdade, mas é uma liberdade vigiada. O comando da Editoria de Arte, quando não participa diretamente, dá o aval para o material. Essa liberdade, sem perder o conceito e a identidade do projeto, é que causa impacto no leitor. Para ele, o jornal que é graficamente muito amarrado começa a ficar cansativo.





O projeto foi baseado em fontes criadas pelo designer holandês Lucas De Groot. A família Taz é usada em títulos, legendas e textos curtos. E a The Antiqua nos textos das matérias.

A Taz dá uma variedade muito grande para o trabalho com os títulos, uma marca no nosso projeto, e a The Antiqua tem uma legibilidade excelente, tanto que foi escolhida entre outras quatro fontes por um conselho de leitores durante a elaboração do projeto”.

Para Duarte, os prêmios são reflexo de uma harmonia entre a arte, fotografia, ilustração e infografia, além da confiança e da cooperação dos editores setoriais. “Para se fazer um bom jornalismo, as pessoas têm que ser solidárias e trabalhar em equipe. Sem isso, não conseguimos chegar a lugar nenhum”, conclui.