FAÇA PARTE DA MAIOR ASSOCIAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO DESIGN DE NOTÍCIAS

CANAL DE COMUNICACIÓN DE LOS DISEÑADORES DE NOTICIAS

ARGENTINA BOLIVIA BRASIL CHILE COLOMBIA ECUADOR PARAGUAY PERÚ URUGUAY VENEZUELA

MIRADAS (3) O POVO, de Fortaleza, é um clique no impresso








SND Latina apresenta um redesenho de qualidade vindo da região Nordeste do Brasil, dando continuidade ao espaço Miradas, que pretende mostrar projetos gráficos de toda a América do Sul.

Prestes a completar 80 anos de vida, o jornal O POVO, de Fortaleza (CE), estreou no último mês de maio a chamada versão 3.0 do seu projeto gráfico-editorial, batizado de projeto Século XXI.

Para os editores gráficos de O POVO Gil Dicelli e Andréa Araújo "não se trata de um novo jornal". O conceito 3.0 significa a evolução natural de um processo que começou há 10 anos e que já passou outras mudanças gráficas.

Desde então, o jornal se reestrutura por completo e estabelece com a consultoria internacional de Garcia-Media uma parceria que aposta no design gráfico como um diferencial de mercado, afirma Gil Dicelli ao preparar esse relato sobre o redesenho de O POVO para SND Latina:





































"Depois nove meses de gestação, discussões com todos os setores da empresa e segmentos como bancas de revista e leitores, além de idas e vinda entre Fortaleza e Buenos Aires, o projeto gráfico-editorial do O POVO foi definitivamente implantado. EFicou mais moderno, simples e interativo. Simplicidade que não deve ser confundida com simplismo, afinal, não existe nada mais complexo e sofisticado do que o simples, como apregoa Rodrigo Fino, presidente da Garcia Media para a América Latina e autor do novo projeto.
















Foram adquiridas novas tipografias - a Amplitude e a Zigurate - e manteve-se a família Poynter para os textos principais. O aperfeiçoamento visual tornou-se nítido, com uma leitura mais rápida e confortável para os leitores.


O charme mora nos detalhes. Algumas editorias podem, por exemplo, usar uma nova colunagem, passando de seis para doze colunas, permitindo uma incontável possibilidade de desenhos de página.


Outro conceito que veio para ficar foi o de que todo dia é domingo, ou seja, todo dia a capa deve surpreender visualmente o leitor.
A nova capa é totalmente móvel, seus elementos podem variar de posição de acordo com o desenho que se pretende alcançar.








Um elemento novo - O POVO 24 horas -, um tipo de navegador indica conteúdos fora do jornal, passa a fazer parte da capa. Inspirado no display do I-pod, o "24 horas" permite ao leitor esse "clique virtual" no impresso.


Novidades também no portal O POVO.com.br. Estreamos o virtual paper, a versão eletrônica do jornal, com acesso totalmente gratuito às páginas tal qual saíram impressas.


Assim aconteceu a evolução de nosso projeto, buscando o equilíbrio tão desejado por designers de notícias e editores: a eficiência entre a forma e o conteúdo.



Pontos de entrada como Emais, Multimídia, Fala, Blogueiro! são convites visuais, proporcionado aos nossos leitores mais informação e interatividade no projeto Século XXI de O Povo".
Clique!
http://www.opovo.com.br/


Nenhum comentário: