FAÇA PARTE DA MAIOR ASSOCIAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO DESIGN DE NOTÍCIAS

CANAL DE COMUNICACIÓN DE LOS DISEÑADORES DE NOTICIAS

ARGENTINA BOLIVIA BRASIL CHILE COLOMBIA ECUADOR PARAGUAY PERÚ URUGUAY VENEZUELA

Fotos e infografia de uma tragédia

O acidente do vôo 3054 surpreendeu as redações dos jornais brasileiros a partir das 19h daquela terça-feira, 17. Ilustradores e infografistas se preocuparam instantaneamente com detalhes tão variados quanto a localização do aeroporto; características do prédio atingido; o modelo do avião; informações da aterrissagem do Airbus nos 1.940 metros da pista de Congonhas até o choque com o prédio do outro lado da rua.

No dia seguinte, os principais jornais traziam infográficos de página inteira. Para Fábio Marra, editor de Arte da Folha de S. Paulo "o que ficou bastante claro, na manhã seguinte, foi a incrível semelhança visual entre os jornais".

Fábio selecionou gráficos e capas do caderno especial dos primeiros cinco dias posteriores à tragédia do avião da TAM. Para ele, "não foi uma cobertura fácil".

- Todos tivemos pouquíssimo tempo para apurar e produzir, e só encontramos fotos semelhantes nos grandes acontecimentos. Isso é um problema que jornais de todo o mundo passam.

Como hierarquizar e apresentar as informações de modo a se destacar no dia seguinte foi o desafio aqui na Folha de S.Paulo, segundo Fábio.

- Buscamos unir soluções gráficas pouco usuais, transmitindo ao mesmo tempo impacto, em informações relevantes com toda a gravidade e dramaticidade da notícia, conclui.